sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Nas profundezas abissais

"Um pouco de filosofia inclina a mente do homem para o ateísmo, mas a profundidade em filosofia o avizinha da religião" (Francis Bacon).

Ópio

"Burrice e mal se juntam quando se usa a religião para conseguir voto político e fazer do povo gado. Pessoas usam a religião para criar regras que ninguém sabe de onde saíram. Interpretam e manipulam como querem" (Marina Lima, cantora).

Remha Telesce

"Um moralista frio e hipócrita, que freqüenta a igreja com assiduidade, pode estar muito mais perto do inferno do que uma prostituta" (C. S. Lewis).

Quem vê cara...

"Na oração é melhor ter um coração sem palavras, do que palavras sem um coração" (Mahatma Gandhi).

sábado, 1 de abril de 2006

Sola Scriptura

"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir". Martinho Lutero

domingo, 19 de março de 2006

Homilética

"Sermões ou discursos devem ser como a minissaia: curtos, justos e provocantes. Caso contrário, nos primeiros dez minutos você fala para os fiéis. Nos seguintes, para os bancos da igreja. No final, para o Diabo, pois todos já estão mandando você para o inferno" (conselho que um deputado do PSDB disse ter recebido de um padre).

segunda-feira, 6 de março de 2006

Exame

"O filósofo Sócrates defendia que 'a vida não examinada não vale a pena ser vivida'. De certo modo, 'a fé não examinada não vale a pena ser vivida'" (Stanley Grenz e Roger Olson, no livro Quem precisa de teologia?).

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

O analfabeto político por Bertolt Brecht

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais".